domingo, 22 de novembro de 2009

CONTRA CULTURA SEMPRE FOI MODA

Por Claudia dos Santos


Início de tudo

Na primavera de 1969, no auge da contestação jovem contra tudo e contra todos, o filme "Easy Rider" dá início ao movimento dos motociclistas. De capacete, jaqueta e calça de couro, e suas motos "Chopper", os personagens Billy e Wyatt dos atores Dennis Hopper e Peter Fonda, cruzam as estradas dos Estados Unidos, em busca da liberdade e encontram a realidade. O roteiro do filme, se torna base para todos os outros filmes, das décadas seguintes. Além claro, de influenciar o comportamento de milhões de pessoas até hoje.




Figurinos fashion

Na década de 80, Mat Dillon e Mickey Rourke marcam época com o filme "Selvagem da Motocicleta". Com briga de gangs em busca de jsutiça, bem típico da época. As pulseiras de couro fizeram o look personagem... e estão nas vitrinas de 2009.



Em 2007 "O motoqueiro fantasma" interpretado por Nicolas Cage, tem efeitos especiais maravilhosos que encantam os fãs das motos e do personagem Marvel. Os óculos Ray ban, de Jonhy Blase, entraram e sairam das telinhas com o poder de sempre!



Contra cultura dá lição de moda

Homens e mulheres, jovens, adultos e na mais madura idade, cultuam a liberdade que o vento no rosto, duas rodas e muita estrada pra percorrer, podem proporcionar.
O código visual deles é bem fiel as origens, mas não se tornam ultrapassados, porque absorvem a tecnologia e todos os beneficios que a industria da moda dispõe.
Se a aventura é chegar num lugar frio as jaquetas e calças de couro, vestem bem de "0 a 100" anos. E o que dizer da calça jeans com camisetas pretas para passear entre as tendas nos dias quentes dos festivais?

Independente da altura, peso e cor da pele ou do cabelo, a 40 anos os motociclistas se preocupam apenas em modernizar suas "peças coringas". Isto não é fantastico? Algumas tribos até atravessaram décadas, mas nenhuma que se compare as dos frequentadores dos moto clubes.

Neste último final de semana, o Moto Club Rota do Sol, de João Pessoa, organizou seu 10° festival, na praia de Tambau. E o que se registrou foram looks ideais para o clima litorâneo do nordeste brasileiro, sem perder as origens! E pra quem não acredita: Ei, contra cultura é moda!

0 comentários:

Postar um comentário